quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Matemática - Formas Geométricas

Atividades:

1)      MONTE UMA IMAGEM COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS:

- Disponibilizar para cada aluno algumas figuras geométricas para que eles possam criar um desenho.

Exemplo de distribuição das figuras para cada aluno:



2) Desenho com interferência:


CRIE UM DESENHO A PARTIR DA FIGURA GEOMÉTRICA ABAIXO:




3)    COLE AS FORMAS GEOMÉTRICAS NO LUGAR CORRESPONDENTE:

- Disponibilizar um tipo de figura geométrica para cada aluno localizar a sua “sombra”





4) PINTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS CONFORME A LEGENDA:


Matemática - Jogo da memória interativo

Jogo da memória interativo:

O aluno deverá associar o número á sua quantidade.

Exemplo:

(clique na imagem para ampliar)

Matemática - Cartaz - Número e quantidade

Cartaz coletivo

- Representando o número e a quantidade: 0 á 10.

Colocar os “quadrados” na mesa e construir o cartaz com os alunos.
O educador pode chamar um aluno de cada vez e dizer: “Que número é esse?” (O aluno responde, por exemplo: “2”. O professor diz: “Pegue então dois quadrados para representar o número 2”. Enquanto isso os outros alunos observam e após a colagem, reforçar contando o número de quadrados que foram colados.
Deixar a mostra para auxiliá-los nas atividades de Matemática.

*Esta é apenas uma sugestão, o professor pode montar o cartaz fazendo com que os alunos participem de outra maneira e utilizando outros materiais, como tampinhas de garrafa pet, por exemplo.
Dependendo da turma, é possível que os alunos montem sozinhos, após uma breve explicação.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alfabetização - Música - Procure a palavra

Esta atividade envolve música e os alunos com necessidades especiais adoram.
O educador pode pedir para que cada aluno (a) traga seu cd preferido para que assim possa selecionar letras das músicas para trabalhar as palavras.

Assim que selecionar, colocar a música para os alunos, entregar uma folha com a letra impressa para cada um, ouvir a música novamente e parar na palavra que o professor desejar.
Repetir a palavra e perguntar, "Como será que escreve fada?" - e construir a palavra com os alunos até que consigam localizá-la.

Exemplos de letras, de acordo com a idade dos alunos.


OUÇA A MÚSICA QUE VOCÊ E SEUS AMIGOS ESCOLHERAM, PROCURE E CIRCULE AS PALAVRAS QUE A PROFESSORA FALAR.

EXEMPLO: PARA ALUNOS JOVENS OU ADULTOS
VICTOR E LEO – FADA
FADA, FADA QUERIDA
DONA DA MINHA VIDA
VOCÊ SE FOI
LEVOU MEU CALOR
VOCÊ SE FOI MAS NÃO ME LEVOU

LUA, LUA DE ENCANTO
OUÇA PRA QUEM EU CANTO
ELA LEVOU MINHA MAGIA
MAS ELA É MINHA ALEGRIA

VEJO UMA LUZ, UMA ESTRELA BRILHAR
SINTO UM CHEIRO DE PERFUME NO AR
VEJO MINHA FADA E SUA VARA DE CONDÃO
TOCANDO MEU CORAÇÃO

MADRUGADA DE AMOR QUE NÃO VAI ACABAR
SE ESTOU SONHANDO NÃO QUERO MAIS ACORDAR
MINHA HISTÓRIA LINDA, MEU CONTO DE AMOR
ALGO AQUI ME DIZ QUE ESSA PAIXÃO NÃO É EM VÃO
O MEU SENTIMENTO É BEM MAIS QUE UMA EMOÇÃO
EU ESPERO O TEMPO QUE FOR
MINHA FADA DO AMOR

B) EXEMPLO: PARA CRIANÇAS

BONECA DE LATA
MINHA BONECA DE LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO
LEVOU MAIS DE UMA HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA

MINHA BONECA DE LATA BATEU O NARIZ NO CHÃO
LEVOU UMAS DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA

MINHA BONECA DE LATA BATEU A BARRIGA NO CHÃO
LEVOU UMAS TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA

MINHA BONECA DE LATA BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA

MINHA BONECA DE LATA BATEU O JOELHO NO CHÃO
LEVOU UMAS CINCO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA

MINHA BONECA DE LATA BATEU O PÉ NO CHÃO
LEVOU UMAS SEIS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alfabetização - Vogais

Vogais

As atividades podem parecer fáceis demais ou até mesmo antiquadas na visão de 'construtivistas'. Mas, são essenciais para a aprendizagem do aluno com necessidades especiais.

Todos os alunos que trabalhei, principalmente com aqueles que estão começando a pegar no lápis e conhecer letras, fizeram atividades como estas apresentadas abaixo. Estes exercícios foram criados por vários professores.

No começo todas são feitas com muita ajuda do educador, como na atividade 3 e depois, passam a procurar as palavras sozinhos em revistas.

Escrever o nome das figuras para alunos não alfabetizados é um pretexto para trabalhar letras. Além de reconhecer uma imagem quando o professor pergunta: "Que desenho é esse?", pode estimular o pensamento: "Com qual letra começa a palavra ÁRVORE?" e por fim, desenhar letra por letra para aprendizagem das mesmas.

Dessa maneira, as atividades abaixo são modelos para alunos que estão começando o processo da alfabetização.


VOGAIS - ATIVIDADES

1)    ACOMPANHE O PONTILHADO, DEPOIS FAÇA A SEQUÊNCIA DUAS VEZES:



X________________________________________

X________________________________________


2)    PINTE AS VOGAIS DAS PALAVRAS:

C A S A
E L E F A N T E
I G R E J A
O V O
U N H A

3)    PROCURE EM REVISTAS:

- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA A: 




- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA E:





- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA I:






- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA O:





- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA U:




4)    LIGUE AS VOGAIS:

A                           I
E                           A
I                            E
O                           U
U                           O

5)    ESCREVA O NOME DAS FIGURAS:


                       

Alfabetização - Letras do próprio nome

PINTE AS LETRAS QUE FORMAM SEU NOME:


Alfabetização - Cantinho da leitura

- Cantinho da leitura

Mesmo que os alunos não sejam alfabetizados e que estejam apenas no processo de fixação das letras, é importante montar um cantinho de leitura, disponibilizando livros diversos.
Criar uma rotina, determinar um horário por semana e deixar que visualizem os livros, observem imagens e palavras.
Pedir que fiquem em silêncio, ler uma história depois para que eles possam compreender o significado e a importância da leitura.
Se for possível, levá-los á biblioteca da escola pois é um ambiente diferente e mais favorável uma vez que é próprio para a leitura.

Alfabetização - Nome dos amigos

 PINTE O NOME DO AMIGO QUE A PROFESSORA VAI FALAR





CAROLINE


VINICIUS


DAVID


RENAN


DOUGLAS


LUCAS


FELIPE


JONATAS


Alfabetização - Bingo de palavras

Bingo dos encontros vocálicos

O professor montará as cartelas de acordo com as palavras trabalhadas. Eles adoram jogar bingo e prestam muita atenção.
Eu dava prêmios, como bombons, balas etc. (No final do jogo distribuia o prêmio para todos os alunos)


Exemplos:


 CARTELA 1



ÁGUA


EU

PAI

MÃO


MEU

SOU

GAIOLA


SUA

APAE




 CARTELA 2



SEU


MÃE

RUA

ÁGUA


AI

OU

VOU


EU

PAI



CARTELA 3


SOU


MEU

EU

PAI


RUA

MÃE

VOU


SUA

MÃO


CARTELA 4




LUA


OI

MÃE

PAI


OU

VOU

EI


AI

SUA


CARTELA 5



GAIOLA


ÁGUA

PAI

OI


SUA

MEU

RUA


DEU

APAE




CARTELA 6



EI


SOU

PAI

FOI


OI

RUA

LUA


MÃE

VOU




CARTELA 7



APAE


MÃE

PAI

ÁGUA


OI

LUA

MEU


SOU

EU