quinta-feira, 24 de março de 2011

Matemática - Formas Geométricas - Triângulo

FORMAS GEOMÉTRICAS – TRIÂNGULO

1) PINTE O TRIÂNGULO GRANDE
TRIÂNGULO / CONCEITO DE GRANDE E PEQUENO.



2) AMASSE UMA FOLHA DE REVISTA E COLE NO TRIÂNGULO


3) PINTE O TRIÂNGULO DA CASA



4) GRANDE E PEQUENO / TRIÂNGULO
COLAGEM DE TRIÂNGULOS (FEITOS EM CARTOLINA) NOS TAMANHOS: GRANDE E PEQUENO.

5) TRIÂNGULO – PINTURA COM LÁPIS DE COR.

6) TRIÂNGULO: COLAGEM COM GRÃOS.

7) TRIÂNGULO: PINTURA COM PINCEL.
 

Matemática - Números e Futebol

Impressionante como os alunos com necessidades especiais amam o futebol! Pelo menos 95% dos que tive o prazer de conhecer mostraram essa paixão.

Nada melhor do que envolver a Matemática (aprendizagem de números, operações, sequência) com o Futebol.

Deixo aqui alguns exercícios como modelo. Não fiz atividades com operações, porque a prioridade era aprender os números, mas o educador montará os exercícios de acordo com as necessidades da turma.


A)

NÚMEROS NO FUTEBOL
VAMOS FAZER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA NAS CAMISAS.





B)


NÚMEROS NO FUTEBOL
DITADO DOS NÚMEROS PARA COLOCAR NAS CAMISAS DOS JOGADORES.


C)

MATEMÁTICA NO FUTEBOL
JOGO: ANOTE O NÚMERO DE GOLS DO TREINO
COMO JOGAR? TODA SEMANA, HAVERÁ UM CAMPEONATO. A PROFESSORA FARÁ UMA HIPÓTESE DE GOLS MARCADOS. EXEMPLO: O SÃO CAETANO MARCOU 4 GOLS. OS ALUNOS DEVERÃO MARCAR O NÚMERO CORRETAMENTE.

___ª RODADA:

FLUMINENSE ____________
SÃO CAETANO ____________
CEARÁ ____________
PALMEIRAS ____________
INTERNACIONAL ____________
CORINTHIANS ___________
FLAMENGO _____________
AVAÍ ______________
CRUZEIRO ______________
VITÓRIA ______________
SÃO PAULO ____________
GRÊMIO PRUDENTE _____________
GUARANI _______________
VASCO _____________
SANTOS _____________
GOIÁS _______________
BOTAFOGO ______________
GRÊMIO ______________

terça-feira, 22 de março de 2011

Profissões

(clique nas imagens para ampliar)


Atividade 1:


PROFISSÕES
DISCUTISSÃO COM OS ALUNOS:
- O QUE É UMA PROFISSÃO?
- TODAS ELAS SÃO IMPORTANTES?
- COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR PARA TRABALHAR?
- É IMPORTANTE SE INTERESSAR PELOS ESTUDOS PARA TRABALHAR DEPOIS?




Atividade 2:



        PROFISSÕES – IDENTIFIQUE E ESCREVA O NOME DE CADA UMA DELAS.
O QUE ELES FAZEM?




Atividade 3:


PROFISSÕES: LIGUE CADA PROFISSÃO AO SEU LOCAL DE TRABALHO:


2 – LIGUE A PROFISSÃO AO SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO:



Atividade 4:





Atividade 5:

CRUZADINHA DAS PROFISSÕES



Respostas: 1 - Advogada
2 - Mecânico
3 - Médico
4 - Bombeiro
5 - Chefe

Meio Ambiente

(Clique nas imagens para ampliar)


Folha de atividade 1:





Folha de atividade 2:


- PROCURE NO TEXTO AS PALAVRAS: MEIO-AMBIENTE E PLANETA. A PROFESORA VAI DAR DICAS.

Folha de atividade 3:



CRUZADINHA – MEIO AMBIENTE



Folha de atividade 4:


ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE

OBSERVE AS PALAVRAS DA CAIXINHA PARA COMPLETAR AS FRASES:

PARA PRESERVAR O ________________ AMBIENTE, DEVEMOS:
________________ DAS PLANTAS;
NÃO PISAR NO ________________;
ECONOMIZAR ________________;
JOGAR LIXO NO ______________;
NÃO MALTRATAR OS __________________;
NÃO JOGAR LIXO NOS _________________;
SEPARAR O ________________ PARA RECICLAGEM;



CUIDAR – MEIO – ÁGUA – JARDIM –

 ANIMAIS – LIXO – RIOS

História e Geografia - Estações do ano

Folhas de atividade:

(clique nas imagens para ampliar)

1) Primavera




QUE ESTAÇÃO É ESSA? ______________________________
O QUE APARECE MUITO? _____________________________

VAMOS FAZER DUAS FLORES COM PAPEL CREPOM.



2) Verão

ESTAÇÕES DO ANO

QUAL É A ESTAÇÃO REPRESENTADA PELA FIGURA ABAIXO? POR QUÊ?




                         
_________________________________

O QUE LEMBRA O VERÃO? VAMOS FAZER UMA LISTA.
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________

VAMOS DESENHAR O SOL USANDO O MATERIAL DE SUA PREFERÊNCIA.


   
3) Outono

ESTAÇÕES DO ANO


O QUE ACONTECEU COM AS FOLHAS E AS FRUTAS?
__________   __________________
DA ONDE?
DA ____________________
QUE ESTAÇÃO É ESSA? _____________________

PROCURE EM REVISTAS FRUTAS PARA REPRESENTAR O OUTONO E ESCREVA O NOME DE CADA UMA DELAS.



4) Inverno


                                                              ESTAÇÕES DO ANO 





QUE ESTAÇÃO É ESSA? __________________________

DIGA O NOME DE DOIS ALIMENTOS OU BEBIDAS QUE ESQUENTAM O NOSSO CORPO NO FRIO:
_____________________
_____________________
PROCURE EM REVISTAS AS ROUPAS QUE USAMOS NO INVERNO (FRIO) E ESCREVA O NOME DE CADA UMA DELAS.


Jogo: Qual estação lembra a figura que eu vou mostrar?
O educador deverá recortar diversas imagens das quais possam lembrar alguma das estações do ano. Fazer uma roda com os alunos, mostrar uma imagem de cada vez para que todos participem do jogo. Fazer perguntas como: "Que estação do ano é essa?", "Por quê?" etc; fazer intervenções de acordo com as respostas dadas pelos alunos.
                                                                      

quarta-feira, 16 de março de 2011

Data comemorativa - Páscoa


a) Atividade para comemorar a Páscoa com toda a escola:

- Fazer desenhos sobre a Páscoa em cartazes.

- Espalhar os desenhos pela escola (no mesmo ambiente, por exemplo: quadra) com tinta e pincel; convidar todas as salas, dividir os alunos em grupos (misturar as salas) e propor que façam a melhor pintura que sabem.
- Montar um painel com todos os desenhos, elogiar a participação e empenho de todos. Falar uma breve mensagem sobre a páscoa e entregar os ovos.

b) Mensagem que pode ser colada na agenda ou falada no dia da comemoração:


 

                Páscoa...

É ser capaz de
mudar,
É partilhar a vida na
esperança,
É lutar para
vencer
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É dizer sim ao
amor e à vida,
É renascimento, é recomeço,
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.

Desejo ao meu aluno querido e toda a
sua família uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!
Beijos com sabor de chocolate!!!
Profª:




c) Imagem que pode ser utilizada como pintura coletiva para enfeitar a sala de aula ou escola:



(clique na imagem para ampliar)



d) Atividade: Quebra cabeça


QUEBRA – CABEÇA
DATA COMEMORATIVA: PÁSCOA




(clique na imagem para ampliar)

História e Geografia - Cultura Afro-Brasileira

Parte 1:

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

VAMOS CONHECER UM POUCO DA CULTURA AFRICANA E O QUE ELES ENSINARAM PARA NÓS BRASILEIROS.
USO DE MÁSCARAS:
A MÁSCARA É A FORMA MAIS CONHECIDA DA ARTE AFRICANA E POSSUEM UM PAPEL SAGRADO. SÃO CRIADAS PARA GARANTIR BOAS COLHEITAS, PARA CERIMÔNIAS COMO CASAMENTOS, NASCIMENTOS E FUNERAIS. PARA OS AFRICANOS ELES SÃO PROTEGIDOS QUANDO USAM MÁSCARAS.
COMO OS AFRICANOS CHEGARAM AO BRASIL?
ELES VIERAM EM NAVIOS E FORAM OBRIGADOS A TRABALHAR SEM RECEBER DINHEIRO E BOAS CONDIÇÕES DE VIDA. ESTE É O TRABALHO ESCRAVO.
MAS, ELES NOS ENSINARAM MUITAS COISAS...
- PALAVRAS: CAÇULA, CAFUNÉ, MOLEQUE, MAXIXE, SAMBA ENTRE OUTRAS.
- RELIGIÃO: CADA RELIGIÃO TEM UMA HISTÓRIA, SÍMBOLOS E RITUAIS.
- MÚSICA E DANÇA: O NEGRO MOSTROU SEU RITMO, O BATUQUE, DANDO NOMES COMO SAMBA. ALÉM DISSO, TROUXERAM OS INSTRUMENTOS, COMO BERIMBAU E CUÍCA.

                                                                                              
- CULINÁRIA: SÃO MUITOS PRATOS QUE OS AFRICANOS NOS ENSINARAM. OS QUE CONHECEMOS EM NOSSA CIDADE SÃO: FAROFA, FEIJOADA, PIMENTA, BANANA, AZEITE ENTRE OUTROS.


ATIVIDADES:

- QUE PALAVRAS OS AFRICANOS NOS ENSINARAM? QUAL É O SEU SIGNIFICADO?
CAÇÚLA: ________________________
CAFUNÉ: ________________________
MOLEQUE: _______________________
MAXIXE: _________________________

- QUAIS AS COMIDAS QUE OS NEGROS NOS ENSINARAM A PREPARAR? VAMOS LEMBRAR PARA ANOTAR:
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________

- OS AFRICANOS GOSTAM DE SAMBA. VOCÊ TAMBÉM GOSTA?
________________________
- QUAIS OUTROS RITMOS QUE EXISTEM NO BRASIL? QUAL VOCÊ GOSTA?
_________________________


Parte 2:

Painel coletivo: Pinturas das imagens que representam a Cultura Afro-Brasileira

Exemplos de imagens:


(clique nas imagens para ampliar)

















Parte 3


CULTURA AFRO-BRASILEIRA
RUBEM VALENTIM É CONSIDERADO UM DOS MAIORES ARTISTAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. USAVA ARTE COM FORMAS GEOMÉTRICAS PARA REPRESENTAR A RELIGIÃO.
VAMOS FAZER NOSSA ARTE COM FIGURAS GEOMÉTRICAS.


Exemplo:


terça-feira, 15 de março de 2011

História e Geografia - Meios de Comunicação - EJA

Agora compartilho com vocês atividades mais avançadas sobre Meios de Comunicação para alunos com necessidades educacionais especiais. Pode servir também para as séries iniciais do ensino regular.


Atividade 1:


OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PERCEBENDO A SUA IMPORTÂNCIA
HÁ MIL ANOS, A COMUNICAÇÃO ERA FEITA POR MEIO DOS SÍMBOLOS E SINAIS – AS PESSOAS NÃO FALAVAM, MAS UTILIZAVAM GESTOS, SONS E ALGUNS OUTROS SINAIS PADRONIZADOS.
VAMOS IMAGINAR COMO ERA ESSA COMUNICAÇÃO? O JOGO É ASSIM: NÃO PODEMOS FALAR, MAS USAR SOMENTE GESTOS PARA MOSTRAR O QUE NÓS QUEREMOS.
O QUE ACHARAM DESTA COMUNICAÇÃO? CONSEGUIMOS ‘FALAR’ TUDO?
AO PASSAR DOS ANOS, O HOMEM USOU A ARTE PARA SE COMUNICAR, COM PINTURAS EM PAREDES E MUROS (RUPESTRES). MAIS TARDE, A ESCRITA FOI INVENTADA E AS PESSOAS CONSEGUIRAM DIZER PALAVRAS MAIS DIFÍCEIS E GUARDAR INFORMAÇÕES.
EM TODOS OS PAÍSES, USAMOS A MESMA LÍNGUA? VAMOS DEBATER ESSA QUESTÃO.
HOJE TEMOS MUITOS MEIOS PARA NOS COMUNICAR E TER INFORMAÇÕES, MEIOS QUE APARECERAM POUCO A POUCO E TORNOU SIMPLES E MAIS FÁCIL A NOSSA VIDA. VAMOS PENSAR EM NOSSA CASA, PARA RESPONDER:
QUANDO EU QUERO FALAR COM A MINHA AVÓ EU USO O __________________.
QUANDO EU QUERO ASSISTIR FUTEBOL E SABER AS NOTÍCIAS DO DIA EU ASSISTO  _________________
QUANDO EU QUERO OUVIR MÚSICAS EU LIGO O ___________________.
QUANDO EU ACORDO E MINHA MÃE NÃO ESTÁ EM CASA EU LIGO NO __________________ DELA.


Atividade 2:

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CRUZADINHA – MEIOS DE COMUNICAÇÃO.




Atividade 3:


HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ESCRITA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:


Atividade 4:

- SEPARAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM LINGUAGEM FALADA E COM LINGUAGEM ESCRITA.
Recortar as figuras, misturar e distribuir para cada aluno:




Atividade 5:

Confecção de jogo da memória


JOGO DA MEMÓRIA – MEIOS DE COMUNICAÇÃO – PINTAR, RECORTAR, COLAR NUMA CARTOLINA E PASSAR PAPEL CONTACT





 




Matemática - Formas Geométricas - Retângulo

Formas Geométricas – Retângulo

Atividades

1)      Manuseio e colagem de retângulo de EVA – Tamanho: grande

2)      Contagem e colagem de retângulos de acordo com o número trabalhado

3)      Pintura com rolinho

4)      Pintura mágica: pintar metade do retângulo com duas cores, dobrá-lo ao meio e depois abrir novamente.

5)      Colagem de papéis picados coloridos

6)      Qual é o retângulo?

OBS: Atividade aplicada para alunos que não falam, eles apontam com o dedo e o educador saberá se ele reconhece ou não.


História e Geografia - Meios de comunicação

Educadores, essas atividades foram trabalhadas também com meus queridos alunos cadeirantes:




1) Brincadeira simbólica


- Disponibilizar teclado de computador, telefone e outros aparelhos para que os alunos possam explorá-los.


2) Confecção de rádio:

Fonte: http://paineismuraisescolares.blogspot.com/ 


Materiais: Caixa de sapato, tampinhas de garrafa pet, papel pardo, cartolina e canetinhas.





3) Atividade de registro:

PROCURE EM REVISTAS UMA FIGURA E COLE NA TELEVISÃO.


Matemática - Formas Geométricas – Círculo

Formas Geométricas – Círculo

Atividades:

1)      Manusear objetos que tenham o formato de um círculo, exemplos: bola, bambolê etc.

2)      Manuseio e colagem de círculos em EVA em tamanhos diferentes.

3)      Pintura com tubo de desodorante dentro do círculo.

4)      Colagem de lã.

5)      Pintura com esponja.

6)      Colagem de papel seda.

7)      Pintura dos círculos do boneco

DEIXE OS CÍRCULOS DO BONECO ABAIXO BEM COLORIDO