quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projeto Animais

- Primeira Parte

Desenvolvi este projeto com alunos cadeirantes (paralisia cerebral), idade entre 6 e 11 anos. As crianças não falavam, porém compreendiam muitas coisas. Como todo projeto precisa ter um registro, é possível criar atividades no papel. Para cada mês, elaborei uma ou duas atividades sobre o mesmo animal e antes de aplicá-las cantava músicas.

O professor, além dos registros, poderá mostrar vídeos educativos de acordo com o animal trabalhado. Por exemplo, dvd's da Xuxa prendem a atenção das crianças e há vídeos diversos no youtube. Caso a escola tenha sala de informática, o educador poderá usar este recurso.

Os objetivos do projeto depende das intenções do professor. Para a educação especial seria fazer o aluno conhecer os diferentes tipos de animais, uma vez que o contato com o mundo real acaba sendo muito menor se compararmos com a vivência de uma criança dita "normal", por bloqueio dos pais, falta de oportunidade ou por qualquer outro motivo.

Além disso, o trabalho envolvendo imagens, músicas e vídeos pode aumentar a atenção, concentração, percepção visual e auditiva entre outras habilidades.

Dependendo da síndrome ou desenvolvimento do aluno ou da classe de educação especial,  o professor deverá acompanhá-los em todas as atividades, muitas vezes direcionando ou pegando na mão da criança para auxiliá-la a realizar as atividades.

O projeto foi dividido da seguinte maneira:
Janeiro - Pato
Fevereiro - Pomba
Março - Peixe
Abril - Cachorro
Maio - Sapo
Junho - Coelho
Agosto - Minhoca
Setembro - Aranha
Outubro - Gato
Novembro - Elefante



Capa: Mosaico - Recortar pedaços de papel cartão nas cores amarelo e laranja e colar com as crianças.




(Clique na imagem para ampliar)

Janeiro:

- LETRA DA MÚSICA: O PATO (VINICIUS DE MORAES)


 

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO...

COMEU UM PEDAÇO
DE GENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRÁ PANELA...



- ATIVIDADE: COLE PEDAÇOS DE PAPEL CREPOM AMARELO NO PATO.

(Clique na imagem para ampliar)

Fevereiro:

- LETRA DA MÚSICA: POMBINHA BRANCA


 

POMBINHA BRANCA O QUE ESTÁ FAZENDO
LAVANDO ROUPA PRO CASAMENTO
VOU ME LAVAR, VOU ME SECAR
VOU NA JANELA PRA NAMORAR

PASSOU UM MOÇO DE TERNO BRANCO,
CHAPÉU DE LADO MEU NAMORADO
MANDEI ENTRAR, MANDEI SENTAR
CUSPIU NO CHÃO, LIMPA AÍ SEU PORCALHÃO.

- ATIVIDADE: COLE ALGODÃO NA POMBA.

(Clique na imagem para ampliar)

Março:

- LETRA: SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___ ________________
LÁ DO FUNDO DO MAR.

- ATIVIDADE: COLAGEM DE ÁPARAS DE LÁPIS DE COR.


                                                   (Clique na imagem para ampliar)

- ATIVIDADE 2: PRÁTICA - Levar peixes de brinquedo (Prestar atenção para que as crianças não coloquem na boca), colocá-los numa bacia com água e deixar que brinquem.


Abril:


- LETRA: A CARROCINHA


A CARROCINHA PEGOU
TRÊS CACHORROS DE UMA VEZ
A CARROCINHA PEGOU
TRÊS CACHORROS DE UMA VEZ
TRÁ LÁ LÁ QUE GENTE É ESSA?
TRÁ LÁ LÁ QUE GENTE MÁ!

- ATIVIDADE: COLE A IMAGEM DE UM CACHORRO
Observação: O professor pode apresentar imagens de alguns animais e pedir para que o aluno fale ou aponte para o cachorro.

Maio:

- LETRA: O SAPO


O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ
PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ!

- ATIVIDADE: PINTURA COM ROLINHO.



                                                (Clique na imagem para ampliar)


- LETRA: SAPO JURURU


SAPO JURURU
NA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO CANTA Ó MANINHA, DIZ QUE ESTÁ COM FRIO
A MULHER DO SAPO, É QUEM ESTÁ LA DENTRO
FAZENDO RENDINHA, Ó MANINHA, PRO SEU CASAMENTO.

- ATIVIDADE 2: COLAGEM DE BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.




                                                (Clique na imagem para ampliar)


                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário