quarta-feira, 2 de março de 2011

Ciências - Esquema corporal

Desenvolvi este trabalho também com alunos que não falam. Muitos educadores podem se perguntar sobre como criar uma atividade no papel em turmas como esta.

Comecei com música mais uma vez; cantei e fiz gestos a partir da música:

Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Para você (a mamãe) eu abraçar.

Obs: Eles gostaram da parte adaptada: "Para você eu abraçar" no momento em que eu abraçava cada um.

Outra música que pode ser cantada é a da Xuxa - "Cabeça, ombro, joelho e pé"

Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro e joelho e pé

Obs: Joelho e pé podem ser substituídos depois por Braço e perna (ou outras partes do corpo)

O professor então, precisa cantar para cada aluno (caso eles sejam cadeirantes ou apresentem mais dificuldades para associar) e mostrar no corpo do aluno e do professor a parte do corpo que está sendo mencionada.

Após atividades na prática como essas, seguem atividades para registro:

- Folha de atividade 1:

 IDENTIFIQUE OS OLHOS, O NARIZ E A BOCA, PINTANDO-OS COM GIZ DE CERA.



Folha de atividade 2:

Obs: Fazer o formato dos olhos, nariz e a boca numa cartolina, por exemplo.


COMPLETE O ROSTO DA MENINA COM O MATERIAL QUE A PROFESSORA VAI MOSTRAR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário