As atividades podem parecer fáceis demais ou até mesmo antiquadas na visão de 'construtivistas'. Mas, são essenciais para a aprendizagem do aluno com necessidades especiais.
Todos os alunos que trabalhei, principalmente com aqueles que estão começando a pegar no lápis e conhecer letras, fizeram atividades como estas apresentadas abaixo. Estes exercícios foram criados por vários professores.
No começo todas são feitas com muita ajuda do educador, como na atividade 3 e depois, passam a procurar as palavras sozinhos em revistas.
Escrever o nome das figuras para alunos não alfabetizados é um pretexto para trabalhar letras. Além de reconhecer uma imagem quando o professor pergunta: "Que desenho é esse?", pode estimular o pensamento: "Com qual letra começa a palavra ÁRVORE?" e por fim, desenhar letra por letra para aprendizagem das mesmas.
Dessa maneira, as atividades abaixo são modelos para alunos que estão começando o processo da alfabetização.
VOGAIS - ATIVIDADES
1) ACOMPANHE O PONTILHADO, DEPOIS FAÇA A SEQUÊNCIA DUAS VEZES:
X________________________________________
X________________________________________
2) PINTE AS VOGAIS DAS PALAVRAS:
C A S A
E L E F A N T E
I G R E J A
O V O
U N H A
3) PROCURE EM REVISTAS:
- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA E:
- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA O:
- UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA U:
4) LIGUE AS VOGAIS:
A I
E A
I E
O U
U O
5) ESCREVA O NOME DAS FIGURAS:
gostei muito
ResponderExcluir